quinta-feira, 4 de março de 2010

Lanchinho

          Agora começam as notícias, orientações sobre o que a criança deve levar para o lanche do colégio. como se a preocupação com o que a criança deve comer fosse só nesse período. Pode ser pelo fato dos pais terem que preparar(tempo e criatividade) ou mesmo de não estarem por perto na hora da refeição.
          No meu caso foi o primeiro, principalmente a questão criatividade, o que vou fazer para ela levar e que tenha qualidade? Como variar?
          A escola da minha filha forneçe uma segunda alternativa, comprar o lanche da cantina, com um cardápio pré-elaborado, é interessante mas avaliando o cardápio apesar da qualidade, muitos dos alimentos oferecidos não fazem parte do hábito alimentar.
          Nos primeiros dias de aula (início de fevereiro), tive que me virar pois a cantina só iniciaria depois do carnaval. Não foi tão difícilquanto eu pensava, preparava o lanche com a ajuda de minha filha usando os alimentos que temos em casa. Tudo o que nós estamos habituados. Tenho apenas algumas regras na hora deste preparo:
- 1 fruta:
- 1 cereal (sucrilhos, barrinha, granola...)
- Alimento principal (Sanduiche salgado, bolo, pastel de forno, sanduiche doce,...)
- Biscoito (doce ou salgado);
- Suco, leite achocolatado ou água.
            Na hora do preparo ela escolhe quais os alimentos se encaixam na lista acima e é claro que a quantidade é referente ao que a criança está acostumada e assim come tendo o incentivo de que foi ela que escolheu e organizou. Para nós, pais, sabemos a real origem e  qualidade dos alimentos servidos.
            Penso ainda em escolher alguns dias para ela receber os alimentos da cantina, mas como forma de participar junto com a turma tendo o mesmo lanche oferecido para seus amigos Acredito que deste modo estarei estimulando seu lado social.

Viva melhor.
Carina

Nenhum comentário:

Postar um comentário