terça-feira, 23 de março de 2010

Gestação – Primeiro Trimestre

         
           Primeiro Trimestre vai da primeira semana de gestação à décima segunda. São os primeiros momentos de uma nova fase de vida, primeiro passo para o Ser Mãe, Ser Pai, uma revolução enquanto família.
          Desde o início da gravidez seu corpo muda, seus sentimentos e emoções entram em conflitos, medo, poder, segurança, alegria, dúvidas ,...... .Não se preocupe tudo isso é normal, o importante é ter conhecimento do que acontece com seu corpo e com seu bebê.Conhecendo um pouco do que acontece em cada período nós conseguimos entender as mudanças e permitir que aconteçam de forma mais saudável.
          Por volta da terceira semana seus seios aumentam de volume, sua cintura começa a engrossar e o hormônio (HCG) já circula pelo seu organismo. Também se percebe a ausência da menstruação. Próximo a sexta semana observa-se mais algumas alterações, estas por sua vez são bem sutis: os seios continuam a crescer preparando-se para produzir leite. Tornam-se pesados, às vezes já dolorosos e muitas vezes aparentam veias azuladas pela pele esticada. Seus mamilos apresentam as aréolas mais escurecidas e maiores, com a presença dos tubérculos de montgomery, pequenos nódulos que parecem espinhas e não devem ser mexidas. Possuem a função de lubrificação e proteção do mamilo para amamentação. Com o aumento uterino por causa do aumento do embrião/feto e anexos, a partir da nona para décima semana a barriga começa a aparecer, sua respiração fica mais acelerada, a digestão mais lenta, aumenta a vontade de urinar e também, pode aparecer constipação(dificuldade em evacuar). Os enjôos muitas vezes são mais presentes, devido as modificações hormonais e a aderência da placenta ao útero. Pode acontecer algumas alterações na pele e gengivas, por isso é fundamental o acompanhamento médico e também de um odontólogo.

Pode-se tentar evitar ou diminuir os incômodos das primeiras alterações:

Fadiga:
- Descansar mais, pois devido a dilatação dos vasos e as novas mudanças que estão acontecendo ao organismo, existe um aumento do cansaço;

Infecção:
- Não segurar a urina;

Náuseas e Constipação:
- Ingerir bastante líquido/água (gelados tem melhor aceitação para náuseas);

Constipação:
- Comer bastante frutas e fibras para estimular o intestino.

Náuseas:
- Comer várias vezes ao dia, pequenas quantidades, dê preferência aos alimentos secos.
- Evitar gorduras, frituras e líquido durante as refeições, não esquecendo de mastigar bem e devagar;
Se o enjôo é matinal, comer de 1 à 3 biscoitos salgados antes de levantar-se da cama e começar seu café com algo seco de preferência salgada.

Procurar o médico ou unidade de saúde sempre que:

- Cólicas fortes e freqüentes;
- Sangramentos pela vagina;
- Corrimento escuro;
- Inchaço nos pés, pernas e rosto;
- Dor ao urinar.


Lembrete: Ontem(22/03) iniciou a vacinação H1N1 para gestantes e também crianças de 6 meses à 2 anos e portadores de doenças crônicas.

Viva Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário