quinta-feira, 25 de março de 2010

ENTENDENDO A HIPERTENSÃO

          A maioria das pessoas a conhecem por Pressão Alta. E o que seria?Qual a causa? Porque alguns desenvolvem e outros não?
          Na teoria a pressão arterial, como a nome já diz , trata-se de uma força(pressão) que o sangue exerce na parede de suas artérias.O número maior, é a que chamamos de sistólica, refere-se à pressão dentro da artéria quando o coração contrai (aperta) para o sangue sair e diastólica, a pressão dentro da artéria quando o coração descança. Hipertensão ou pressão alta é quando esta força(pressão) está aumentada por vários motivos: a diminuição do calibre da artéria pela presença de placas de gordura, o endurecimento dos vasos (arteriosclerose), aumento do líquido nos vasos.
Figura 1 = Fluxo Normal de Sangue na Artéria;
Figura 2 = Ingesta excessiva de Sal/Sódio, entra mais líquído nas artérias, aumentando a pressão em suas paredes. (Quando ingerimos muito sal, alimentos salgados, não aumenta nossa sede?);
Figura 3 = Placas de gorduras acumuladas, diminuem o calibre das artérias dificultando a passagem do sangue e sua chegada nas extremidades. O que faz nosso coração? Bombeia mais, com mais frequência e mais força, gerando assim um fluxo aumentado e consequentemente aumento da pressão.
Isto é so uma amostra para entendermos nosso corpo.
          Pela OMS (Organização Mundial da Saúde), temos que pressão acima de 120X80mmhg já é considerado um quadro de pressão alta, que deve ser acompanhada pelo médico. Pode apenas ter sido um quadro de Hipertensão Temporal,ou seja subiu por um único momento específico, medo de algo, algum stress ou pode-se estar desenvolvendo a doença crônica.
           São vários os fatores que podem desencadear ou piorar o quadro da doença:
- Hereditariedade;
- Obesidade;
- Ingesta excessiva de sal(sódio);
- Ingesta excessiva de álcool;
- Fumo;
- Sedentarismo;
- Stress.

            Não tem cura, trata-se de uma doença crônica, mas pode e deve ser controlada, através de hábitos saudáveis de vida e em algumas vezes também com o uso de medicação (prescrita pelo médico) e de uso contínuo. Mesmo que a pressão esteja sobre controle a medicação deve ser tomada agindo assim como controle e barreira de prevenção.
            É muito importante que toda pessoa, homem ou mulher, seja criança, adulto ou idoso manter uma vida saudável e equilibrada. A pressão alta é uma assassina silenciosa e quando menos se espera, lá está ela desencadeando um AVC ou derrame cerebral, paralização dos rins, entupimento dos vasos sanguíneos, angina e infarto. E todas essa situações podem ser evitadas desde que sejam tomados seu devidos cuidados e controle.
                                                                            Viva Melhor.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário