terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Queimaduras Caseiras

           Há uma semana queimei meu braço enquanto fazia café, senti muita dor, quem já se queimou sabe. Na hora não sabemos o que fazer e na ansiedade do alívio se comete algumas imprudências.
           Abaixo algumas dicas para queimaduras leves que atinjam pequenas extensões:
1- Não coloque nada no ferimento: pomadas, manteiga, óleos e pasta de dente. Apenas água, muita água, nunca gelo, deixe na água corrente pelo menos por 5 minutos para depois cobrir com um pano limpo;
2- Nunca estoure as bolhas e muito menos retire nem o líquido e nem a pele ou mesmo aperte o local;
3- Se caso algum tecido(roupa) ficar aderido a pele, não o arranque, coloque a parte atingida na água e procure o hospital.
        Outra dica é  que mesmo em queimaduras leves que atinjam pequena extensão, sempre se deve procurar um profissional, é claro devemos usar o bom senso, se queimarmos a ponta do dedo em um panela um pouco aquecida e depois de termos colocado embaixo da água fria e não sentirmos mais nada. Cobriremos então o  local afetado com pano limpo, manteremos os cuidados acima e ficaremos observando para avaliar as alterações . Agora, se a extensão for um pouco maior, mesmo não formando bolhas, deve sim procurar um profissional para evitar um problema maior futuramente. No meu caso a dor foi muito intensa, a borra do café pegou uma extensão de 3 cm no antebraço, fazendo um círculo. Não apareceu bolhas, apenas a pele ficou escurecida e agora está rompendo e se não tiver cuidado posso desenvolver um processo infeccioso.
       Então, não tente resolver tudo em casa, se você se sentir insegura, ou após a água ainda sentir algo, procure logo um profissional para que a situação que a princípio poderia ser pequena não se torne um grande problema.
       E não faça como eu, tenha um pouco mais de atenção, mesmo quando estiver realizando ações rotineiras, simples, que já são até automáticas no seu dia-a-dia.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário